terça-feira, 30 de agosto de 2011

Daniel o Jovem que recusou as regalias do rei para não se contaminar.



Daniel o Jovem que recusou as regalias do rei para não se contaminar.

Daniel embora jovem quando foi levado para o rei Nabucodonosor para ensiná-lo as letras e a língua dos caldeus juntamente com outros jovens de perfeito estado físico e estudados o rei determinou que fosse alimentados com os manjares que ele mesmo comia durante 3 anos para que se achegasse diante dele. 
Porém Daniel recusou todo o manjar e vinho, assim trocando por legumes e agua. Daniel garantiu ao chefe dos eunucos que estaria melhor que os servos dele, e assim foi, depois de 10 dias Daniel, Hananias, Misael e Azarias estavam gordos e saudáveis mais que os servos do chefe.

Daniel 1:4,5 e 8
Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

Quais foram os motivos que Daniel não queria se contaminar das regalias do rei Nabucodonosor?

(1)- Daniel rejeita as regalias do rei para não se contaminar

A- Contaminar do vinho

O vinho é um bebia destilada que ao enjerida a pessoa fica desinibida e sem um controle físico e mental normal, onde suas atitudes tornam-se de maneira inconsequente.

A bebida alcoólica seja ela vinho ou outras bebidas destiladas não que sejam pecado ingere-las, porém quando ingeridas a pessoa não tem mais um controle sob suas emoções e estímulos agindo arbitrariamente causando muitas das vezes resultados desagradáveis.

Deste modo, já é complicado conter a nossa carne e desejos, imaginam alcoolizados, as coisas que podemos fazer, pois não conseguimos ouvir a voz de Deus e fazemos o que nos sentimos em fazer.

Por isso devemos evitar a embriagues, porém a bíblia nos orienta:

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;  Efésios 5:18-19


B-Contaminar com os manjares

Daniel era judeu e não comia certos tipos de animais por mandamento de Deus (Levítico, capítulo 11) e Daniel não queria se contaminar e desobedecer.

Sendo ele obediente e fiel a Deus preferiu comer somente legumes a ter que se alimentar daquilo que era impuro.

No Novo Testamento vemos que o que sai da boca do homem que o contamina. Nós precisamos ver tudo o que sai de dentro para que não possamos nos contaminar do mal.

Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina. Mateus 15:11

Marcos 7:18,
Marcos 7:20,
Mateus 15:18,
Marcos 7:15

C- Contaminar das influências e cultura

O que Daniel temia era que se deixasse se corromper e se distanciar de Deus, pois se ele aceitasse os manjares do rei, bebesse de seu vinho, então já estaria escravo das regalias do rei e se esquecer do Deus que ele servia.

O distanciar de Deus é um processo que acontece aos poucos sem ao menos nós perceber com coisas que nós nem damos créditos por ser pequenas, porém Daniel estava atento e vigiante sabendo como havia de comportar em meio daquele povo.

Nós assim como Daniel temos que estar firmado na Rocha que é Cristo e não se deixar levar com as regalias que o mundo nos oferece, pois vale mais ter uma comunhão com o Deus Todo Poderoso que as coisas corruptíveis desde mundo.

Conclusão:

Independente onde estamos com quem estamos temos que saber quem nós somos se você é alguém influenciado ou alguém que influência.

Temos que fazer a diferença e não se corromper com más influências não perdendo nossa identidade, tendo opiniões formadas e convicções em base aos mandamentos de Deus. Seremos fortes e inabaláveis observando cada detalhe que nos afasta do nosso proposito.

É melhor que sejamos edificados do que perdemos tempo com coisas que não nós trás aproximação de Deus.

Portanto tudo que Daniel passou sendo obediente, Deus o honrou e se manifestou com grande glória sobre a vida dele, não importava Daniel o que e quem ele ia à contradição, assim Deus foi acrescentando sabedoria e ferramentas para que se mantivesse integro.

Façamos que nem Daniel, pois Deus nos fará o mesmo que fez para com ele, mantenhamos íntegros e perseverantes, pois o que há de vir virá e não tardará. 

3 comentários:

romulomaestro disse...

Excelente mensagem. Gostei muito me senti edificado.

Michelle Clemente disse...

Deus te abençoe e muito obrigada por acessar, ler e comentar seja muito bem vindo!

Michelle Clemente disse...

Deus te abençoe e muito obrigada por acessar, ler e comentar seja muito bem vindo!

Postar um comentário

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates